Como estar proximo ao seu cliente!

Afinal, como o seu cliente quer ser tratado agora? Para entender isso, veja como o Marketing demonstra a mudança de tratamento e comunicação.

O marketing 4.0 é uma realidade que a sua marca deve encarar o mais rápido possível. Esse novo cenário traz desafios e torna mais complexo o relacionamento com o cliente. É necessário estabelecer conexões profundas, e manter o foco nas necessidades do ser humano.

O conceito de marketing 4.0 foi abordado por Philip Kotler, uma das maiores referências de marketing do mundo, vamos entender em um breve resumo:

Marketing 1.0 - Marcado pela era industrial, tinha foco exclusivo no produto.

Marketing 2.0 - Surgiu com a era da informação. Consumidores bem informados, podendo comparar preços e características de produtos. É por essa razão que surgiu o famoso ditado “o cliente é rei”.

Marketing 3.0 - Nesse período, o foco exclusivo das marcas foi o ser humano por meio de uma abordagem humanizada. Em resumo houve a necessidade de estabelecer uma conexão emocional com o cliente, mostrando o valor do produto para a sua vida.

Marketing 4.0 - Aprofundou as características do 3.0, porem mais humanizado, e as empresas que não adotarem essa estratégia, com certeza não se manterão no mercado.

Estamos na era pós-digital, em que as novas tecnologias e a internet moldam nossos comportamentos cada vez mais. não existe mais uma separação entre offline e online. O foco total é no ser humano e no futuro.